Auto-organização e luta é uma arma poderosa para as Mulheres

Por ocasião do 8 de março, comemoramos a tradição de mulheres que se organizaram em luta por melhores condições de trabalho, dignidade - e não só. Os objetivos das organizações anarco-sindicalistas incluirem não apenas a luta da classe trabalhadora para acabar com a exploração no local de trabalho e na sociedade, no campo das relações de trabalho - queremos acabar com a exploração , a hierarquia , a alienação e asrelações sociais verticais em geral! E isso significa um fim a todas as relações sociais que são desfavoráveis para as mulheres ou outras pessoas. Precisamos colocar um fim a todas as formas de sexismo, os mecanismos sociais e estatais que discriminam ou colocam as mulheres em uma posição subordinada de qualquer tipo.

Em alguns países onde a nossa Internacional está ativa, as mulheres estão vindo sob crescente ataque por parte do Estado e de direita e da ideologia conservadora. Muitos dos nossos camaradas hoje estão lutando tanto para manter a liberdade de escolha reprodutiva. Mas isso está longe de ser a única questão que nos preocupa. Em todo o mundo, o predomínio do trabalho feminino em empregos de baixa remuneração é uma tendência geral, com muitas mulheres em situações extremamente precárias. Saudamos as mulheres que estão se organizando para construir um futuro melhor e para lutar contra a discriminação e exploração econômica.

Ressaltamos que não acreditamos na organização vertical: nossas organizações são de baixo, sem patrões e burocratas. Para as mulheres, a organização horizontal oferece mais chances para a participação ativa do que o mundo da burocracia sindical, colocando algumas mulheres no topo não é uma resposta já que a alienação não é resolvido por tomar o poder sobre os outros, mas por esmagamento de energia e construção de uma nova relação social.

No entanto, também reconhecemos que ainda há um desequilíbrio entre os sexos na maioria das organizações de luta e em grande parte do movimento sindical. Este desequilíbrio, cultivada pelas normas de muitas sociedades, afeta-nos também .

Neste dia, enviamos saudações a todas as nossas companheiras na IWA, para as muitas mulheres que participam ativamente em local de trabalho e outras lutas sociais, que colocaram em um monte de trabalho em seus sindicatos e que estão fazendo uma contribuição importante para o movimento! Que haja muitos mais de nós no futuro, para difundir essa luta em todo o mundo e poder haver novos avanços para nós contra o patriarcado e capital!

Também enviamos saudações a outras mulheres companheiras dos movimentos sociais anarquistas e libertários, que, junto com a gente, estão lutando por um mundo novo, livre de sexismo, a exploração e a desigualdade de todas as formas !

Secretaria da IWA
8 de Março de 2014

Language: 

Content type: